quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CARTA ABERTA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DEMITIDOS DA FTC-EAD


Nós professores e professoras demitidos sem justa causa da Faculdade de Tecnologia e Ciência – Ensino a Distância, doravante FTC-EAD, vimos por meio desta denunciar a situação humilhante e indigna a qual estamos sendo tratados desde Dezembro de 2010 quando da nossa demissão.

A referida instituição de ensino superior procedeu a demissão de aproximadamente 60 professores sem efetuar o pagamento dos meses de outubro e novembro, bem como ignora os trâmites legais referentes as nossas rescisões contratuais que envolvem o pagamento do aviso prévio, pagamento do 13º salário, pagamentos das férias devidas e proporcionais, bem como 1/3, liberação do FGTS e pagamento da multa de 40%, pagamento do INSS, pois o mesmo sempre foi descontado em nossos contracheques e nunca recolhido, lesando assim tanto os trabalhadores e trabalhadoras em educação quanto o Estado.

Infelizmente este tipo de procedimento por parte da FTC é recorrente e conhecido das instituições que lidam com a Justiça do Trabalho bem como os que representam a classe, pois outros professores demitidos anteriormente não receberam seus direitos, apesar de ter ganho de causa na Justiça do Trabalho, o que comprova o descaso e o escárnio desta instituição para com seus docentes, discentes, leis trabalhistas e com a educação.

Na qualidade de educadores que vêm contribuindo no processo de construção de uma Educação de qualidade resolvemos expor nossa indignação com este tratamento vergonhoso engendrado na contramão dos direitos trabalhistas e convidar aqueles que concordam com a nossa interpretação, a se posicionarem publicamente sobre este assunto, uma vez que a FTC mantem-se no mercado propagandeando-se como faculdade de referência sempre conservando a qualidade, aspectos que não condizem com a falta de ética de sua prática.

Nós, professores e professoras, demitidos sem justa causa da FTC-EAD, assinamos está carta de protesto e indignação com o desrespeito aos nossos direitos trabalhistas.

Comissão dos Demitidos
Profª Ana Paula Carvalho Trabuco Lacerda
Prof. Cesar Mustafa Tanajura
Profª Claudia Veja Correia Gonçalves
Profª Miriã Fonseca de Jesus
Prof. Moises Santos de Souza
Profª Mônica Maria dos Santos
Prof. Rafael Sancho Carvalho da Silva
Prof. Roger Assis Ribeiro
Prof. Tailson Jeferson Paim dos Santos

3 comentários:

  1. A carta demonstra bem o descaso desta instituição com todos: alunos, funcionarios,e o proprio Estado.
    Estive hj as 12:00 com o Ubiratan na Paralela, ele ficou com uma conversa toda enrolada, "que não poderia me dar previsão...que preferia não criar expectativas de sair dinheiro nos próximos dias...mas estava procurando meios de sanar esta situação... pagar outubro e novembro"...blá blá blá...rescisão então!!!enfim... Os e-mails e telefones estão aí a disposição pra exigirmos o que é nosso.
    Bjs
    Lucidalva

    ResponderExcluir
  2. Fui consultor desta picaretagem (FTC EAD SOMESB IMES)em 2007/2008, nos estados do RS, SC e PR. Já com seis meses de empresa e nos seminários que ocorriam em SSA, eu comentava com Mário Fraga, Lucana Nery, Márcia Bertazzo, dentre outros, que se não mudassem a maneira torpe com a qual agiam jo mercado, a instituição estava fadada ao fracasso, ou seja, a falência.
    Minhas palavras foram "Nostradâmicas". que manteve contato comigo sabe ao que me refiro. Creio que, infelizmente, a maioria não irá receber um só centavo do que teriam direito a receber, eles estão protelando, pior, contam com as benesses e bençãos do estado de Salvador e da justiça do trabalho. É sabido que o Sr. Gervásio e Cia. Ltda são parte de uma máfia de aproximadamente 14 "capos" (chefes), quadrilheiros com mandados de prisões expedidos pela PF, me perguntem se alguém foi preso.
    a única chance que temos de ver nossos direito pagos é assumir, de forma cooperada, a instituição, não nos resta outra alternativa, e acho melhor agirmos logo, caso contrário...
    abraço a todos e peço a todos que, pelo menso desta vez, me ouçam!

    ResponderExcluir
  3. alguém sabe para onde os alunos dos cursos a distância se transferiram?

    ResponderExcluir