sábado, 9 de julho de 2011

Debate sobre o curso de Medicina da FTC

Olha só o que os próprios alunos falam sobre o curso de medicina da FTC. Esse debate foi retirado do site Escolas Médicas do Brasil. A transcrição do texto está abaixo de cada imagem.






Já que o debate se pauta no tipo de ensino nas escolas médicas, quero dar minha opinião.Acho que os dois métodos(Tradicional e PBL)á que o debate se pauta no tipo de ensino nas escolas médicas, quero dar minha opinião.Acho que os dois métodos(Tradicional e PBL) tem seus defeitos e qualidades assim como tudo na vida.Um exemplo de uma faculdade de medicina(PBL) bem sucedida e a FTC-SALVADOR.A faculdade acabou de formar a primeira turma de medicina e a aprovação nas provas de residência foi excelente.Cerca de 20 dos 38 formandos já são residentes.No estado da Bahia vale ressaltar os primeiros lugares em pediatria,ginecologia e obstetrícia e aprovações em cirurgia geral,anestesiologia,ortopedia,clinica médica e até aprovados na USP e em Minas Gerais.Logo, essas críticas que atingem o método PBL nao passam de preconceito de quem realmente nao conhece.A formação médica depende da estrutura da faculdade,mas também depende da qualidade dos alunos.Deixem de rebeldia sem causa!As faculdades que não passam por bons momentos não estão dessa forma por causa do método de ensino e sim pela falta de compromisso dos empresários que pensam apenas em ganhar dinheiro.Temos que nos unir para discutir assuntos interessantes e somar força contra a abertura indiscriminada de escolas médicas

Pera lá né Flavio Silva ! O pessoal da FTC conseguiu o resto das residencias medicas, ficou em ultimo lugar no comparativo com a UFBA, Bahiana , UESB, UESC, ....


A FTC pode ser bem sucedida para os seus donos.Cobram caro e não falta aluno. Agora é preciso ter discernimento e entender que a FTC é sofrível. Alunos bons e competentes sempre superam as dificuldades. Isso não quer dizer que a IES é boa


Estudei lá e confirmo, fiz 4 semestres, sai de lá e com 1 ano de cursinho consegui graças a deus passar na bahiana. Já visitei outras escolas PARTICULARES em minas e no espirito santo e meu deus, não tem comparação. A Ftc tem bons alunos, que conseguem se superar, mas em estrutura e apoio é a PIOR do brasil ! Gravem o que estou falando, a FTC tem mais de 100 processos trabalhistas nas costas, quando menos esperarem ela irá falir , ou vender para algum grupo suicida que aceite pegar os milhões em dividas! CONSELHO !, não arrisque seu futuro na FTC, ela irá quebrar !

24 comentários:

  1. A correção só no que diz respeito a quantidade das causas trabalhistas: são milhares! E outros tantos processos por não pagar os seus fornecedores!

    ResponderExcluir
  2. Tá difícil em acreditar na FTC. Qual a qualidade que eles propagam? A credibilidade desta instituição é mais baixa que o chão. Como acreditar numa IES que não tem muito incentivo para pesquisa (quase nenhum), extensão e faz do ensino um verdadeiro cursão (que pelo visto acima não tá dando muito resultado)? Para piorar tudo, eles passam por cima dos direitos trabalhistas de seus funcionários. Como será que eles estão achando qualidade na instituição!?!?!?$?$?$?$?$

    ResponderExcluir
  3. só sei que a bahia é um dos locais mais difíceis (quase impossível) de se passar em medicina. enfrentamos uma concorrência sobrenatural e até pra passar em medicina na FTC que é a menos conceituada instituição de medicina da bahia, não enfrentamos menos que 100 concorrentes pra 1 vaga (falam em até mais de 200 pra 1 em 2011). QUEM É APROVADO NA FTC OU EM QUALQUER INSTITUIÇÃO BAIANA PRA MEDICINA É, SEM DÚVIDA, UM GUERREIRO (OLHEM NO PROUNI AS VAGAS DE MEDICINA DA BAHIA...) E COM CERTEZA, VAI, NO MÍNIMO, CORRER ATRÁS DO MÁXIMO QUE PUDER SE APRENDER E COM CERTEZA, SE TIVER VOCAÇÃO, VAI SUPERAR TODAS AS EVENTUAIS BARREIRAS QUE EXISTEM NA FTC, NA BAHIANA, NA UFBA OU NA USP.
    vestibulandos de medicina da bahia: VOCÊS SÃO UM DOS MAIORES EXEMPLOS DE PERSEVERANÇA DO BRASIL!

    ResponderExcluir
  4. A FTC é sofrível. O curso de medicina nem é reconhecida pelo MEC ainda, e foi a pior da bahia no ENADE 2010. Ninguém sabe como essa faculdade de medicina abriu, pois sempre foi a faculdade com a pior fama da Bahia. Fora as conversas sobre ofertas de vagas por 30 mil reais. Está também entre as 20 mais caras do Brasil, com mensalidade acima de 4000 reias.

    ResponderExcluir
  5. Só uma novidade para todos ficarem por dentro... O curso de medicina foi APROVADO pelo MEC com nota 4! Sabe quantas na Bahia tem isso? Procurem ai e verão... Para quem tem "a pior estrutura do Brasil" os avaliadores do MEC estão loucos, né ? Vamos dar a César o que é de César!

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, eu não me consultaria com um médico formado pela FTC. O problema não é a falta de confiança no método de ensino, mas sim, no nível de cobrança exigido pela faculdade para aprovação dos alunos. A grande maioria das faculdades particulares têm interesse em aprovar os alunos porque, se eles ficarem perdendo disciplinas, atrapalham o lucro da empresa. Com o nível de cobrança tão baixo, qualquer pessoa é aprovada durante os semestres do curso e consegue seu diploma sem a necessidade de se esforçar para isso.

    ResponderExcluir
  7. Absolutamente desnecessário seu comentário Antônio. Passe em MEDICINA e vai ver que a necessidade de esforço é muito grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tive dificuldade para ser aprovado nas disciplinas do curso que escolhi em uma Universidade tem o nível de cobrança bem mais elevado do que o da FTC. Se eu, realmente, fizesse o que me propôs, tenho certeza que seria festa todo semestre, não precisaria nem pegar em nenhum livro para ser aprovado.

      Excluir
    2. Fica em questão é que curso e que universidade você escolheu. Pq curso que nós escolhemos MEDICIONA na FTC é um nível de cobrança alto e de excelência, nota 4 pelo próprio MEC (max de 5). E voce, tem provas de que o nível de cobrança é baixo? Mais uma vez, FALE DO QUE VOCÊ SABE.

      Excluir
    3. Estou falando do que eu sei ao contrário de você que acha que sabe alguma coisa sobre mim. ;)

      Excluir
  8. Realmente, lutar pelo direito de vocês com esse tipo de publicação, mentiras e ofensas AOS ALUNOS E FORMADOS da ftc não os levarão a lugar algum. Ao preconceituoso e mal informado Antônio, VOCE ESTÁ PERDENDO QUE GRANDES PROFISSIONAIS o atendam, uma pena.Tenho sérias dúvidas de que a criatura apresentada acima realmente tenha estudado no curso de medicina em questão, pois quem lá esteve sabe o quanto foi difícil estar lá dentro, assim como a exigência e rigor cobrados em mais de 800h SEMESTRAIS, A MAIOR CARGA HORÁRIA DA BAHIA. Tenho orgulho de estar onde estou e não tenho dúvida de que serei UMA EXCELENTE MÉDICA, POIS RECEBI AS BASES E EDUCAÇÃO NECESSÁRIAS pela FTC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bom profissional pode surgir de qualquer faculdade. O problema é que, devido ao nível de cobrança tão baixo da FTC, a probabilidade de péssimos alunos serem aprovados é muito grande. Então, eu prefiro não arriscar.

      Excluir
    2. Por um acaso você cursou a FTC para afirmar isso? O curso de medicina tem um nível de cobrança altíssimo, não adianta falar do que não conhece Antônio. OU VOCÊ CURSOU MEDICINA LÁ PARA SABER O NÍVEL D COBRANÇA? Me poupe dessa hipocrisia.

      Excluir
  9. Uma pena que você tenha transformado a raiva que sente da instituição em preconceito contra o curso de medicina e, pior, contra os alunos e médicos por este formados. Uma lástima que venha aqui defender a ideia absurda de que os alunos estariam passando pelos semestres sem esforço, quando, na verdade, são pessoas lutadoras que se esforçam - e muito - no aprendizado de manter, melhorar e promover a saude de pessoas como você. Espero que conheça um profissional médico formado pela FTC, que se encante pelo trabalho dele e se arrependa do comentário desnecessário que se deu o trabalho de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu. Não estou transformando raiva em preconceito. Estou, apenas, constatando um fato. Vários alunos se esforçam sim. Porque querem aprender e se tornar bons profissionais. Mas, como o nível de cobrança é baixo, se os alunos não quiserem, não precisarão se esforçar para conseguir aprovação. E é por causa desse ponto que eu pretendo evitar profissionais formados pela FTC. Eu não tenho como saber se a vida acadêmica da pessoa foi de dedicação aos estudos ou não. Por isso, prefiro evitar, pois, eu sei como é aluno. Poucos se interessam de verdade. A maioria só quer o diploma. E isso é fácil de conseguir na maioria das faculdades particulares hoje em dia.

      Excluir
  10. Olha só onde Antonio Rocha trabalha! Direcionar qualquer que seja o comentário a uma pessoa dessa é perda de tempo. Não precisa muito para perceber que esse mal instruído não tem embasamento nenhum no que fala, ainda mais motivado pelo vínculo com a faculdade concorrente. Só lamento por você, meu querido! Não vou querer estar em sua pele se um dia continuar vivo por ter passado nas mãos de um filho do curso de medicina da FTC, sua consciência é que vai te matar. Aquele abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs :) Só rindo mesmo. Eu é que sou o mal instruído. Se grandes universidades colocaram charlatões e "monstros" no mercado, imaginem o que não pode vir da FTC.

      Excluir
    2. Bem observado, rs.
      Realmente, agora que vi seu perfil, Antonio. O que você quer questionando a ftc? Olhar para o próprio umbigo as vezes é valido e procurar outro argumento além do disco quebrado "BAIXO NIVEL DE COBRANÇA"bla bla bla também. Nota-se seu nível de instrução, não vale a pena discutir.

      Excluir
    3. Ohhhh... ela se sentiu ofendidinha mesmo. Que pena. A verdade dói mesmo.
      Olhou meu perfil foi? Pelo menos sabe navegar na internet. ;)
      Mas continuo mantendo o que eu disse. Isso aqui é um debate sobre o curso de Medicina da FTC que encontrei na web. Apenas deixei minha opinião. Sinto muito se não concordam com ela, mas isso não é um problema meu. Palavras não vão mudar o que eu penso. Ainda mais o tipo de argumento utilizado aqui. Só fazem com que eu continue tenha mais certeza ainda de que é melhor eu perguntar onde o médico se formou antes de fazer uma consulta com ele. Se a resposta for FTC, eu caio fora e procuro outro.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Argumentum Ad Hominem por todos os lados... Tá maus heim?! Pensei que sairia algo que preste da discussão...

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Embora as discussões já tenham parado por algum tempo, me arrisco a dizer que há muita dissonância cognitiva na discussão.

    1. O MEC fechou inúmeros faculdades de Medicina recentemente, e, isso se deveu à baixa qualidade de ensino oferecida pelas mesmas.

    A pergunta que não quer calar: "Por que não fechou a FTC?"

    2. A UFBa, não faz muito tempo, esteve a ponto de ser fechada, pois faltavam professores, estrutura e toda uma gama de problemas que redundou simplesmente em um "cala boca" do governo, transferindo atividades da faculdade para o ICS, sobre carregando o mesmo.

    A Pergunta que não quer calar: "Por que a fama da UFBa se mantém, ainda que mesmo hoje, 28/09/2013, sua estrutura continua inspirando cuidados?"

    3. O MEC deu conceito 4 ao curso de Medicina da FTC, sendo que, o conceito máximo é 5, e, até onde se sabe, não temos nenhuma outro faculdade na Bahia que tenha recebido mais que 4.

    A Pergunta que não quer calar: "Por qual razão a FTC não seria uma ótima faculdade de medicina já que recebeu o mesmo conceito que faculdades como Bahiana?"

    Bem, após responderem adequadamente às perguntas, qualquer um dos críticos da faculdade estarão habilitados a "sentar o sarrafo", caso não respondam adequadamente, o melhor será que mantenha a própria dignidade, calando a boca, sobre aquilo que não possuem qualquer conhecimento.

    Sem mais para o momento!!!

    ResponderExcluir
  13. Sou aluno de medicina da ftc e n acho que o nível de cobrança esteja abaixo do das outras faculdades, pelo contrário: a carga horaria da ftc ultrapassa à da bahiana no primeiro semestre! Vamos pesquisar, estudar as coisas antes de sair propagando inverdades, infundadas em outros problemas. A ftc tem problemas administrativos, e isso não tem nada a ver com a pedagogia do curso. A aprovação da ftc é altíssima em residência, e tem os melhores internos . Vamos largar de preconceito bobo e dizer verdades! A ftc é conceito 4 , e eu tenho orgulho de estudar lá ! Sairei de lá um profissional diferenciado, em parte pelo meu esforço, mas em grande parte pelo comprometimento dos professores e do método que eles utilizam !!!

    ResponderExcluir