sábado, 9 de julho de 2011

CONVÊNIO PREFEITURA – FTC: HÁ UMA “PEDRA” NO CAMINHO DA PROGRESSÃO DOS PROFESSORES

  September 12th, 2009 | PostAuthorIcon Author: Gidasio Silva.
O ofício de professor é uma batalha constante. Até quando os mestres ampliam suas conquistas, surgem “as pedras” no meio caminho para dificultar a caminhada. O exemplo disto é o que está acontecendo com 60 professoras que concluíram suas graduações na modalidade EAD (Educação à Distância), no mês de agosto de 2008, num convênio entre a prefeitura municipal de Jequié e a FTC da cidade. Mesmo depois de um ano, os docentes ainda não sabem quando receberão seus diplomas, pois a Faculdade informou que a UFBA, universidade que realiza os registros, está com uma grande demanda, sendo necessário, portanto, encaminhar a documentação para outra instituição universitária ainda a ser definida.
Essa situação criou uma interrupção na ascensão profissional destes trabalhadores em educação. Diferente das gestões anteriores, o atual governo municipal, através de seu setor jurídico,  só aceita encaminhar o avanço na carreira através da apresentação do diploma. “A prefeitura modificou o procedimento e está desrespeitando a legislação municipal, o Estatuto  e o Plano de Carreira que garantem ao professor a progressão na carreira mediante a apresentação de certificado de conclusão com histórico escolar”, afirma Claudenice Santana, diretora geral da APLB-Sindicato Delegacia do Sol. “Tentamos solucionar o impasse administrativamente, através do diálogo, porém, como não surtiu efeito, vamos entrar com um mandato de segurança para que a prefeitura cumpra a legislação”, informou a dirigente sindical.
Como se vê, “no meio do caminho tem uma pedra”, tem sempre uma “pedra” a dificultar a vida dos que atuam na educação. Ao escrever este verso, o poeta C. Drummond de Andrade, um mestre da poesia, deve ter se inspirado também no labor dos professores.
PostCategoryIcon Posted in Educação.

3 Responses to “CONVÊNIO PREFEITURA – FTC: HÁ UMA “PEDRA” NO CAMINHO DA PROGRESSÃO DOS PROFESSORES”

·                                 Janaina Melo Bomfim: 
·                                
September 12th, 2009 9:25 pm
Com tudo isso que acontece quem perde somos nós professores, por um lado a FTC que não adiantou nossos diplomas, pois se quisessemos fazer algum concurso não poderiamos pois nao possuimos ainda o diploma, mas por outro lado a PREFEITURA DE JEQUIÉ, e diga- se a única da região da Bahia que impediu a nossa mudança de processo com o certificado, pois todas as outras cidades que tinhamos colegas de ja atingiram o objetivo de mudança de nivel, entao nós graduadas, muitas ate ja pos-graduadas e recebendo salário de professores de nível médio. A PREFEITURA DE JEQUIÉ juntamente com o prefeito e seu assessoramento jurídico não esta engajado na melhoria da educação, visto que se tivesse, já teriam solucionado esse problema, pois nunca houve isso em gestões anteriores. É LAMENTÁVEL.
·                                 claudia maria: 
·                                
September 21st, 2009 4:29 am
É mesmo lamentável tudo que vem acontecendo na Educação, não só a nível municipal, mas estadual também. Inúmeros processos emperrados que na minha leiga compreensão só pode ser explicado de uma forma: No Brasil não se dá prioridade a Educação quando a questão é melhoria financeira.O governo até que obrigatoriamente elabora e executa ações positivas, mas tudo por pressão do estrangeiro por vontade própria não há maior interesse. E na Bahia particularmente há uma estratégia eleitoreira que próximo das eleições é que começam tomar algumas medidas que acontecem milagrosamente na véspera.

É lamentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário