sábado, 24 de dezembro de 2011

FTC à beira da falência



Gente & Mercado
22 de dezembro de 2011

FTC À BEIRA DA FALÊNCIA


Bruna Hercog
Em anúncio publicado hoje, 22 de dezembro, em jornais impressos de Salvador, o Instituto Mantenedor de Ensino Superior – IMES, entidade que mantém a FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências, divulgou abertura de processo de recuperação judicial. O que, em português claro, significa: fez a sua última tentativa legal para evitar a falência da instituição.
No anúncio, a IMES esclarece: “O Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia Ltda. – IMES iniciou processo de reestruturação empresarial. Como parte de seus esforços, buscou suporte legal de uma Recuperação Judicial para, no menor tempo possível, garantir o cumprimento de todas as suas obrigações junto aos seus parceiros e credores em geral”.
A recuperação judicial é uma medida prevista na Nova Lei de Falências (art. 47 da Lei nº 11.101/2005) que proporciona ao empresário a possibilidade de apresentar, em juízo, aos seus credores, formas para quitação do débito. É um mecanismo, que em tese, auxiliaria as empresas que estão com dificuldades financeiras a superar a crise e evitar a falência.
Considerada como a maior rede de ensino do Norte/Nordeste e uma das maiores do país, a FTC conta com mais de 60 mil alunos e 3,7 mil colaboradores. Na Bahia, são cinco unidades presenciais: Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, além de uma rede de ensino a distância que atende cerca de 40 mil alunos em todo o país.
A situação da FTC – atolada em dívidas empresariais e principalmente trabalhistas – já vem sendo divulgada na mídia há algum tempo. Inclusive, ex-funcionários da empresa criaram o blog Demitidos FTC (http://demitidosftc.blogspot.com/ ), onde compartilham informações sobre as irregularidades cometidas pela instituição e os processos judiciais abertos contra a empresa.
Na nota divulgada hoje pelo IMES, a instituição garante que as atividades serão mantidas “na plenitude de seus serviços”. A assessoria de comunicação da FTC informou que ainda não podia divulgar nenhum parecer oficial da instituição sobre o anúncio publicado pelo IMES

2 comentários:

  1. Isso ja eh esperado, pois esse trobadinha que se dizem empresarios, apenas mudam de mantenedora e as dividas da antiga instituição fica para os credores assim como para os ex-funcionarios, mas ta tudo certo estamos no Brasil da imponidade dos governantes sem carater que deixa empresarios como Gervasio fazer o que quizer com pessoas que infelizmente precisa deste maldito emprego. A Politicos justiça cuida um pouquinho apenas de quem precisa.

    ResponderExcluir
  2. Vejam como a FTC trata seus "parceiros" de negócios. O e-mail abaixo eu recebi quando deu um problemão em Alegrete-RS, envolvendo o "parceiro",alunos e a promotoria.
    Marco,

    "Quem será a “próxima vitima”? heheheheh

    Cordialmente,

    Marcia Bertazzo
    Rede Brasil FTC EAD
    Tel.: 71 3254-0502, 71 9985-8220 Fax: 71 3254-0950
    E-mail: mbertazzo@ead.ftc.br Pandion: mbertazzo@im.ead,ftc.br
    Rua Francisco Gonçalves, 68, 2 andar, Ed. Granada, Comércio
    Salvador - BA/ CEP 40.015-090 - www.ead.ftc.br"

    Querem mais informações? Eu tenho.

    ResponderExcluir