segunda-feira, 17 de junho de 2013

Professores da FTC entram em greve por tempo indeterminado

Qui , 13/06/2013 às 18:17 | Atualizado em: 13/06/2013 às 18:17 
Os professores da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Salvador entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão dos docentes veio após reunião na noite de quarta-feira, 13, no auditório da instituição de ensino, na Paralela, mas a informação sobre a adesão à greve só foi divulgada na tarde desta quinta, 14. A notícia foi confirmada pela assessoria de comunicação da faculdade.
De acordo com informações dos professores da instituição, a greve foi deflagrada devido ao atraso no pagamento dos salários. "Uma instituição de ensino como a FTC, cobrando mensalidade de quase cinco mil reais em um curso de medicina, por exemplo, não tem dinheiro para pagar a gente? É quase difícil de acreditar", questionou uma professora do curso de saúde que preferiu não se identificar.
Procurada, a FTC explicou que pagou os salários do mês de abril e que tentou negociar com os docentes, mas eles rejeitaram a proposta de parcelar o salário do mês de maio, já que a categoria pleiteia o salário integral. A próxima rodada de reuniões está marcada para a próxima quarta-feira, 19, entre a faculdade e os docentes na tentativa de um consenso no acordo salarial.

A paralisação afeta alunos de cursos como medicina, fisioterapia, nutrição, comunicação social, biologia, educação física, direito, entre outros. Um estudante da instituição, que preferiu não se identificar, informou que o semestre acabaria daqui a duas semanas e que, devido à greve, avaliações dos alunos foram canceladas.
Em nota, a Direção Geral da FTC Salvador informou que suspendeu temporariamente a realização das avaliações de segunda chamada, as avaliações finais do semestre e a rematricula para o próximo semestre. Segundo a faculdade, "um novo calendário para estas atividades será publicado assim que as atividades forem retomadas".

Manifestação
No último dia 4, estudantes do curso de medicina da faculdade, vestidos com jalecos brancos, fizeram manifestação na Avenida Paralela (sentido aeroporto), nas imediações da instituição de ensino. O protesto, segundo os estudantes, foi por causa da falta de pagamento dos professores e de convênio com clínicas particulares.
Para conter a mobilização, que impedia o tráfego de veículos no local, o Batalhão de Choque da Polícia Militar lançou bombas de efeito moral nos manifestantes. Muitos estudantes ficaram feridos e protestaram contra a ação dos policiais. Oito alunos precisaram ser atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dois deles feridos por balas de borracha.

Confira, na íntegra, nota divulgada nesta quinta-feira pela FTC

FTC Salvador Comunica
A Diretoria da FTC Salvador, considerando a necessidade do cumprimento do Calendário Acadêmico e a realização de todas as avaliações de segunda chamada e as avaliações finais;
Considerando a necessidade de salvaguardar os interesses dos alunos, garantindo seu direito na realização plena das atividades acadêmicas e pedagógicas, para a conclusão do semestre;
Considerando ainda as constantes negociações com os docentes da FTC Salvador, na busca incessante para garantir a retomada do pleno funcionamento das atividades pedagógicas;
Comunica a suspensão temporária da realização das avaliações de segunda chamada, das avaliações finais do semestre de 2013.1, e da rematricula para o semestre de 2013.2; e que um novo calendário para estas atividades será publicado assim que as atividades forem retomadas.
Direção Geral da FTC Salvador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário