segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mais demitidos na luta

22/08/2011 às 13:02                  http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf
  Ex-funcionários da FTC cobram direitos trabalhistas

Cansados de esperar por uma posição da direção da Faculdade de Tecnologia e Ciencias (FTC) ex-funcionários fazem uma vigília em frente ao campus de Feira de Santana (a 108 km de Salvador),  nesta segunda-feira (22), como forma de protestar pelo não cumprimento de direitos trabalhistas.
De acordo com informações do grupo, a maioria dos cerca de 60 funcionários que foram demitidos em 2009 ainda aguarda o pagamento da recisão contratual e do FGTS. Com apitos, faixas e cartazes os manifestantes chamavam a atenção de quem passava pelo local.

Ronaldo Bispo Cerqueira, que trabalhou por 7 anos no apoio administrativo, afirma ter sido demitido no mês passado sem saber qual o motivo da demissão. Ele relata que quando procurou a Caixa Econômica Federal para verificar o extrato do FGTS, surpreendeu-se com a informação de que não havia nada em sua conta.
“Nem o nosso FGTS foi depositado, estamos sem dinheiro de rescisão e agora esta. Queremos uma providencia imediata, pois estamos passando dificuldades devido a esta situação”, disse.

O eletricista Valdeci Ferreira da Silva conta que foi demitido em 2009 e que ao procurar a faculdade para resolver a situação, foi informado pelo Recursos Humandos que deveria aguardar ou procurar a justiça.
“Eles nos tratam como animais, somos mães e pais de família. Coloquei na justiça e espero que eles paguem, pois vários colegas venceram a causa e até agora não receberam nada”, desabafou.
Os ex-funcionários reclamam que a FTC está desrespeitando as leis trabalhistas, já que muitos funcionários foram demitidos com problemas de saúde. Orlando dos Santos conta que sofreu uma queda na empresa e ficou 7 meses afastado pelo INSS, tendo sido demitido alguns meses após retornar ao trabalho.
“Fiquei com problemas de hérnia de disco devido à queda. Sai de atestado por dois dias, após uma crise e ao voltar fui demitido sem nenhuma satisfação. Fui falar com o diretor hoje e ele me mandoueu procurar a FTC em Salvador, pois ele nada poderia fazer”, destacou.

TRAMITES – O diretor da FTC em Feira de Santana, Eraldo Moraes, informou que as demissões foram feitas dentro do que determina a lei. Segundo ele os ex-funcionários que ainda não receberam suas rescisões estão com ação na justiça e o pagamento depende da tramitação do processo.
“Há ainda casos de pessoas que foram demitidas recentemente e que ainda não receberam porque não concluíram o processo demissional, como exames e outras exigências”, destacou.
Sobre o não pagamento do FGTS, o diretor afirmou desconhecer a informação, mas frisou que os trabalhadores devem acionar a justiça caso seus direitos não sejam garantidos. 

Um comentário:

  1. Nós não podemos esmorecer diante das estratégias dessa instituição caloteira. Se seus diretores aconselham a buscar nossos direitos na justiça vamos fazê-lo, mas só isso não adianta. Vamos utilizar a mídia para denunciar o desrespeito e os desmandos da FTC.

    ResponderExcluir